Scroll Top

Como ganhar dinheiro na internet

Saiba como criar sua Buyer Persona- Estratégia Rápida e Fácil

Aprenda a criar o perfil do seu cliente ideal e direcione melhor suas estratégias de marketing com as Buyer personas.

 

Buyer Personas

 

Para que o seu negócio on-line seja bem-sucedido, é preciso colocar a mão na massa e investir em diversas estratégias e itens.

Tudo isso para atrair o cliente certo, na hora certa e para o produto certo, de maneira a ampliar as chances de uma compra ser realizada.

Um dos pilares de qualquer estratégia de vendas realizada em negócios virtuais é, sem dúvidas, o inbound marketing.

Este se diferencia do marketing tradicional por capacitar os clientes para que eles escolham determinado produto

E não o empurrar para ele de forma menos criteriosa. Como aquele vendedor chato faz…

O inbound marketing é dividido em quatro fases principais: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Dentro dessa metodologia deste novo tipo de marketing, as buyer personas se encontram no topo da lista de estratégias.A estratégia tem como objetivo direcionar o seu conteúdo e atrair os clientes certos.

O que são as buyer personas?

 

O que são Buyer personas

Em tradução literal do inglês, as buyer personas são “clientes compradores” ou “clientes que compram”.

Para deixá-la mais adequada ao contexto, a tradução do termo foi adaptada para “cliente ideal”.

Uma alternativa que está mais relacionada ao objetivo desses perfis de buyer persona e a importância deles na criação das estratégias de marketing futuras.

Para facilitar, uma definição sempre vai bem:

  • Uma buyer persona é uma representação do cliente ideal que você deseja para a sua empresa;
  • O perfil de pessoa que está mais inclinado a adquirir seus produtos e serviços quando atingido pelas suas estratégias de inbound marketing.

“Por que devo criar uma ou mais buyer personas antes de iniciar a estratégia de marketing do meu negócio on-line?”

A importância das buyer personas em um negócio virtual

 

Inbound Marketing

 

Definir de maneira detalhada e minuciosa o tipo de pessoa que mais tem chances de adquirir seus produtos irá deixar suas futuras estratégias de marketing mais específicas e direcionadas, o que aumenta as chances de elas fornecerem retorno não só através do aumento dos lucros, mas em novos leads, clientes e até transformando clientes antigos em promotores dos seus produtos e conteúdo.

Além disso, a existência de uma ou mais buyer personas para o seu negócio ajuda a solidificá-lo internamente, delineando com mais certeza a visão da sua empresa e seus objetivos.

Saber qual o seu cliente ideal auxiliará na distribuição de tempo, bem como no processo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço, e também no aprimoramento de itens antigos, além de ampliar sua visão de mercado.

Diferentemente do que se possa pensar, é possível que uma empresa possua mais de uma buyer persona.

Já que, a depender do segmento no qual está inserida, é possível que ela atraia e contemple diferentes perfis de clientes.

Por isso, ao fazer a montagem de uma ou mais buyer personas para a sua empresa,

É necessário saber fazer as perguntas certas e analisar os dados coletados. Fique atento!

Criando as buyer personas para o seu negócio on-line

 

Como criar a buyer persona

Segundo a metodologia de inbound marketing, para criar os perfis de clientes ideais da sua empresa, é necessário ter sempre três coisas essenciais em mente: 

Pesquisa, identificação de tendências e criação dos perfis.

 

Pesquisa

Parte 1

A pesquisa é a primeira etapa para a criação das buyer personas do seu empreendimento e deve ser feita de maneira detalhada e sem poupar esforços.

A definição do perfil futuro do cliente ideal depende da consistência e veracidade de todos os dados coletados através dessas perguntas.

As questões devem abranger diversos aspectos da vida e preferências de quem as estão respondendo.
Dentre os segmentos de perguntas mais importantes encontram-se:

  •  Faça perguntas como gênero, estado civil, se tem filhos, idade, renda mensal, localização geográfica por estado ou cidade, se vive na região urbana ou rural, orientação sexual, etc. Perguntas desse tipo auxiliam na formação da base de seu cliente ideal e preparam o terreno para as próximas questões.

 

  • Saber quais são as aspirações e metas de seus clientes em potencial ajuda a definir quais serão os objetivos da sua empresa, uma vez que, com o inbound marketing, o intuito é sempre auxiliar o cliente na resolução de algum problema, seja com o conteúdo ou com a divulgação de um produto ou serviço da sua empresa. Pergunte o que eles mais valorizam, seus sonhos, o que mais gostam de fazer, etc.

 

  • Procure perguntar aos pesquisados sobre as dificuldades enfrentadas diariamente, no trabalho ou na vida pessoal, de forma a delinear com mais clareza o tipo de perfil e do que ele precisa. Isso irá ajudá-lo a estabelecer um rumo para toda a sua estratégia de marketing futura.

 

Parte 2

  • Fontes de informação. Pergunte quais as principais redes e canais que seu cliente em potencial utiliza para se informar.

” Isso ajudará a saber onde será necessário maior investimento midiático e de conteúdo: Redes sociais, blogs, vídeos informativos, newsletters, e-mail marketing, entre outros.”

  • Mercado de trabalho. A importância e ramificação para as perguntas neste nível irão variar de acordo com o seu tipo de empresa.

Mas saber o mercado de trabalho no qual seus clientes atuam é sempre importante. É interessante sempre realizar a pesquisa tanto com pessoas que não são clientes como com clientes reais. Essa variação permite um cruzamento de dados que dará mais clareza e consolidará a análise de dados final, E isso deve ser feito antes da montagem das buyer personas do seu empreendimento.

Identificação de tendências

 

Para o segundo nível de identificação de tendências, é necessário saber como os seus clientes em potencial, clientes reais, ex-clientes e até colegas reagem aos produtos e serviços disponibilizados atualmente pela empresa.

Aqui é o espaço onde objeções, comentários e sugestões são mais do que bem-vindos.

Isso para que a melhora e evolução desses itens se torne uma meta real da empresa e que essa meta aponte para um lugar definido.

Ter esse objetivo norteado possibilita que se vislumbre tendências de consumo e demandas por produtos e serviços que não surgiriam de outra maneira, o que te ajuda a colocar a empresa à frente dos concorrentes e a manter o nível de satisfação com os clientes, Consequentemente interferindo na etapa final e aumentando as chances de um cliente se tornar promotor da empresa e do que ela oferece.

 

Criação dos perfis

 

Criação Buyer Personas

 

Na terceira e última etapa da elaboração das buyer personas do seu negócio on-line.

Agora que já estão definidos os padrões de clientes que permeiam o seu empreendimento, é preciso colocar tudo isso de maneira legível e de fácil acesso a toda a equipe que irá trabalhar na elaboração das estratégias de marketing.

Ou seja, é preciso tirar todos esses dados das planilhas e gráficos e transferi-los para um documento perfilado, para que ele funcione como uma espécie de “quem sou eu”, para a (s) sua (s) buyer persona (s).

Na criação desses perfis, é preciso que cada um deles possua um nome, isso vai facilitar o direcionamento das estratégias caso existam vários deles.

Uma imagem/foto dessa pessoa fictícia também deve ser providenciada.
De preferência a uma que se encaixe com os padrões detectados na fase de pesquisa.

Além disso, todos os dados coletados que você considerar pertinentes devem estar presentes neste documento-perfil:

  • Idade,
  • Sexo,
  • Onde mora,
  • Estado civil,
  • Com o que trabalha,
  • Suas aspirações e objetivos,
  • Quais os problemas que enfrenta no cotidiano
  • E por onde costuma se informar com mais frequência


Conclusão

 

São apenas alguns exemplos do que deve estar presente nos perfis das suas buyer personas. Espero que você aproveite as dicas desse artigo e bombe seu empreendimento.

Fica provado que é de suma importância a criação criteriosa das buyers personas em qualquer empreendimento.

Então não meça esforços na hora de pesquisar seu público a fundo, conhecer de verdade seus interesses, dores, desejos e sonhos.

Sem o avatar bem-criado você estará “atirando no escuro”, na hora de direcionar suas estratégias de inbound marketing.

Aliás, na hora de direcionar qualquer uma das estratégias de marketing, nada funciona em seu potencial máximo, se não conseguir se conectar com seu cliente.

Técnicas como copywritng, (que é quase o sangue das estratégias de marketing), marketing de conteúdo e e-mail marketing.

Simplesmente não funcionam, se você mandar para a pessoa errada.

Se não tiver dedicado um tempinho na criação das suas buyer personas.

Se considera este um artigo útil, Compartilhe espalhe a mensagem para que mais pessoas possam aproveita-la. Se você gostou de saber  como criar sua Persona  Clique aqui e saiba também sobre 5 Técnicas para aumentar seu Faturamento.
E se você tiver alguma duvida é só deixar nos comentários! Até mais!

 

 

 

 

Summary
Review Date
Author Rating
5

Share This:

Sylvia Reissinger

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.